Notícias

Andrea Cassara

Andrea Càssara, referência mundial da esgrima


Andrea Cassarà é um esgrimista italiano, um dos maiores do mundo, especializado no florete. Suas vitórias começaram ainda jovem, em 2002, com apenas 18 anos, quando foi campeão Europeu na disputa individual e por equipes.

O italiano soma medalhas em sua brilhante carreira. Foi campeão Olímpico nos Jogos Olímpicos de 2004 na disputa por equipes e ganhou a medalha de bronze no florete individual, com somente 20 anos de idade. Em 2012 Londres, também subiu no lugar mais alto do pódio, na prova por equipes, ao lado de Andrea Baldini, Giorgio Avola e Valerio Aspromonte. O atleta ficou muito perto de ganhar a medalha de bronze no individual. Na luta com o Byunchul, estavam empatados em 14 a 14 até o início do terceiro tempo, quando o adversário conseguiu um toque e desempatou o duelo.

Disputou também as Olimpíadas de Pequim 2008, no lugar do italiano Andrea Baldini, que na última hora não participou da competição, devido a substância diurética encontrada em seu exame antidoping. Cassarà acabou derrotado nas quartas de final, ficando fora do pódio.

Cassarà conquistou prêmios nas Olimpíadas, Campeonatos Mundiais, Europeus e chegou a ser o número 1 no ranking mundial da modalidade. É uma das referências da modalidade no mundo. O esgrimista deve disputar a próxima edição dos Jogos Olímpicos, em 2016 no Rio de Janeiro.

 Foto: Ugo Balestrieri


  • 13 de novembro de 2015