Notícias

Conheça Andrea Baldini, um marco da esgrima mundial


Andrea Baldini é um esgrimista italiano, especializado na arma florete. É o único esgrimista da história que conseguiu obter quatro ouros em uma mesma temporada e a vitória na Copa do Mundo.
Em 2008, Andrea era o líder no ranking mundial da modalidade e o favorito para a medalha de ouro nas Olimpíadas em Pequim, mas acabou ficando fora dos Jogos. Isso ocorreu após ter sido encontrada a substância diurética em seu exame antidoping. O atleta negou, mas não adiantou.
No ano seguinte, o italiano conseguiu uma marca inédita. Venceu o evento individual e por equipes no Campeonato Europeu de Plovdiv e no Campeonato Mundial em Antalya, conseguindo quatro ouros em apenas seis meses.
O esgrimista disputou as Olimpíadas de Londres 2012, tanto no individual como na prova por equipes. No individual acabou ficando por pouco fora do pódio, na 4ª colocação, mas na prova por equipes deu a volta por cima e conquistou o ouro, ao lado de Andrea Cassara, Valerio Aspromonte e Giorgio Avola.
Andrea soma prêmios em sua brilhante carreira. Já faturou 11 medalhas em Campeonatos Mundiais de esgrima, três no individual e oito por equipes. Dessas, cinco são de ouro, quatro de prata e duas de bronze. Além disso, conquistou mais cinco ouros em Campeonatos Italianos, dois individuais e três por equipes.
A Itália é uma das principais potências de esgrima do Mundo. Desde os Jogos Olímpicos de 1924, o país sempre esteve no pódio em pelo menos uma das três armas da modalidade: florete, sabre ou espada.

(Foto:Marie-Lan Nguyen)


  • 30 de outubro de 2015