Notícias

Sabre 1

Mudanças de regra no sabre


A arma sabre sofrerá algumas mudanças, válidas a partir de 2017, pela Federação Internacional de Esgrima (FIE). A posição da linha de guarda e o tempo vão mudar.

Sobre a posição da linha, atualmente os atletas se posicionam com a perna da frente, com a ponta do pé atrás da linha de guarda, e a partir de 2017, os esgrimistas obrigatoriamente deverão estar com o pé de trás encostado na linha de guarda. Segundo a FIE, no duelo ocorriam muitas ações simultâneas, e com essa nova transformação, o combate passará por mudanças, já que, encurtando as distâncias, os atletas tendem a trabalhar mais as ações.

Na questão da mudança do tempo, Guilherme Toldo explicou: “O aparelho, quando você toca o adversário e acende a sua lâmpada, você tem duzentos milésimos até bloquear, se você tocar o adversário em duzentos milésimos de diferença, acende sua luz e agora eles vão aumentar um pouco mais esse tempo”. Com isso, serão praticadas ações mais limpas, pois segundo a FIE, os atletas tocam com muita velocidade. O tempo é um fator muito importante na esgrima, regula a distância e a prática da modalidade.


  • 26 de fevereiro de 2016