Notícias

Você Sabia? #3


A esgrima é um dos cinco esportes que estiveram em todas as edições das Olimpíadas. Os outros são: atletismo, ciclismo, ginástica e natação. A esgrima existe há mais de mil anos antes de Cristo. No início, era considerada também uma forma de combate. A espada era mais usada para o homem se defender dos ataques e lutar em duelos, mas ele também utilizava-a para a caça de animais.

Com o tempo, o esporte evoluiu e começou a se tornar mais semelhante a esgrima atual, com o surgimento de luvas, máscaras e coletes. Passou a ser um esporte de competição.

As disputas masculinas começaram na primeira edição dos Jogos Olímpicos da Era Moderna, em 1896, com o florete e o sabre, em Atenas. A espada começou a ser usada nos duelos na edição seguinte dos Jogos. Cada arma possui uma própria regra e zona de pontuação. Em 1924, as mulheres começaram a competir, com o florete.

 Na primeira edição das Olimpíadas, eram quatro países competindo: Áustria, Dinamarca, França e Grécia. Em 1936, nos Jogos de Berlim, surgiu o primeiro aparelho elétrico para a arma de espada, que fez com que os juízes não precisassem mais votar sobre os toques das armas. Com isso, o modo de praticar a esgrima mudou, se tornou um esporte com golpes rápidos e fulminantes.


  • 9 de dezembro de 2015