Notícias

Bronze no Torneio Nacional


O esgrimista Guilherme Toldo conquistou a medalha de bronze no Torneio Nacional Cidade de Porto Alegre, disputado na última semana na Sociedade Ginástica de Porto Alegre – Sogipa.

Competindo no Florete, o atleta venceu todas as lutas dentro de seu grupo, ficando em segundo lugar no quadro geral de competidores. Guilherme chegou às semi finais quando foi superado por apenas um ponto por seu companheiro de seleção brasileira, Ghislain Perrier. Na decisão do bronze, o esgrimista venceu o companheiro de clube João Souza para ficar com a medalha.

“Levando em conta somente a medalha de bronze, o resultado foi abaixo do esperado. Porém, avaliando o meu desempenho durante a competição, alcancei meu objetivo. Consegui desempenhar uma ótima esgrima, consciente e agressiva de modo que eu consegui bater todos, com exceção de um, meus adversários com uma larga diferença de pontos. Por isso, a derrota para meu companheiro de seleção, que encaro com maior rivalidade pela diferença de um toque (14×15), não foi tragédia e muito menos tragável, mas pode-se dizer tolerável”, ponderou Guilherme.

As competições do Florete ocorreram na quinta-feira (18). Apenas três dias depois, Guilherme embarcou para uma série de torneios fora do Brasil. Os primeiros são as etapas de São Francisco e Tóquio da Copa do Mundo (17 a 19 de outubro e 7 a 9 de novembro) e o Grand Prix em Turim (28 a 30 de novembro).

Para o Guilherme, competir no Brasil logo antes de lutar contra esgrimistas do mundo todo foi de grande ajuda e ele explica por que. “As competições dentro do Brasil têm sempre algo favorável, que te permite uma melhor preparação. A curta distância, o curto tempo de duração, o clima, a proximidade dos profissionais que me acompanham e dos amigos são fatores que permitem um maior conforto e segurança para um melhor desempenho em casa, assim me permitindo uma autoconfiança maior para começar com pé direito a nova temporada”.

A etapa de São Francisco reunirá apenas esgrimistas que lutam com Florete e é organizada pela USA Fencing e FIE, entidades que regem o esporte nos Estados Unidos e no mundo, respectivamente.


  • 10 de dezembro de 2014